top of page

AUTORES

Carla Costa
Toques de Adufe e adaptação musical
Nasceu em Freixial do Campo a 24 de janeiro de 1972. Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos no Conservatório Regional de Castelo Branco onde estudou piano. Desde os 12 anos participa como organista em várias Paróquias e dirige Grupos Corais litúrgicos desde os 18 anos. Em 1992 ingressou como soprano no Orfeão de Castelo Branco, onde se manteve até 1996. Ainda em 1992 ingressou como executante de guitarra clássica na Orquestra Típica de Alcains, onde continua até aos dias de hoje. Participou e participa em várias ações de formação na área da Música Litúrgica, bem como de Direção Coral. A partir de 2015 dedicou-se, também à recolha e tratamento de Música Tradicional, dirigindo vários grupos no concelho de Idanha-a-Nova.

Nasceu no Cazaquistão a 12 de março de 1984. Desde cedo demonstrou um enorme gosto pelas artes, nomeadamente pelo desenho e pintura, tendo, desde a infância, frequentado a escola de artes aplicadas. Em 2006 licenciou-se em Ensino das Línguas Estrangeiras pela Universidade Pedagógica de Omsk, na Rússia. Em 2016 passou a residir no concelho da Idanha-a-Nova, onde trabalha como assistente operacional na área de educação pré-escolar, continuando a desenvolver imensos trabalhos na área do desenho e da pintura.

Eugénia Lyubykh

Ilustrações

João Filipe Abrantes

Conceção original, toques e adaptação musical

Nasceu em Idanha-a-Nova a 7 de maio de 1982. Iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos na Filarmónica Idanhense como clarinetista.
Estudou trombone no Conservatório Regional de Castelo Branco e licenciou-se em Direção de Orquestra Sinfónica pela ABRSM (Londres).
Trabalha na música tradicional desde 2011 tendo dirigido vários grupos de cantares no Concelho de Idanha-a-Nova.

Nasceu em Idanha-a-Nova a 2 de outubro de 1991. Iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos na Filarmónica Idanhense como trompista.

Ingressou nas Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova aos 2 anos, mantendo-se no grupo por mais de 20 anos. Como Adufeira participou em centenas de espetáculos, quer em Portugal quer no Estrangeiro e sempre que o adufe é utilizado na música filarmónica, cabe-lhe a si assumir o seu toque.

Margarida Abrantes

Toques de Adufe

Pedro Miguel Reis

Adaptação musical

Nasceu em Castelo Branco a 9 de setembro de 1988. Iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos na Filarmónica Idanhense como clarinetista. Estudou clarinete no Conservatório Regional de Castelo Branco.

Atualmente é solista da Filarmónica Idanhense, desempenhando também funções de professor na Academia de Artes Catarina Chitas. Desenvolveu para esta Academia vários métodos de ensino, tanto na vertente de instrumento como na vertente de teoria.

bottom of page